Na década de 1890, momento de grandes esperanças quanto às possibilidades de superação das travas do passado colonial e monárquico brasileiro, os Estados Unidos eram vistos no Brasil simultaneamente como modelo a ser copiado e como contrapeso ao domínio econômico e diplomático da Grã-Bretanha. No reverso da medalha, a América Latina e o Brasil, em um mundo marcado pela expansão imperial das potências europeias, eram compreendidos por importantes grupos políticos e empresariais norte-americanos como centrais para o fortalecimento dos Estados Unidos. Neste livro, a partir de ampla pesquisa, Steven C. Topik demonstra como as trajetórias dos dois países se inter-relacionaram na conjuntura crítica da fundação da república brasileira e da montagem do poder imperial norte-americano.

Comércio e canhoneiras (Português) Capa comum

Comércio e canhoneiras (Português) Capa comum R$87,90